Congresso de Oncologia em Viena

Ocorreu em Viena, na Áustria, no período de 28/09 a 02/10/2012, o 37º congresso de Oncologia Clínica organizado pela ESMO (European Society for Medical Oncology ) com a participação de 16.394 profissionais ligados ao tratamento de pacientes oncológicos. Foi o maior evento já realizado por esta instituição que possui membros não só da Europa como de vários países do mundo.

O foco do encontro foi no grande desenvolvimento do tratamento personalizado, onde a terapia alvo que é utilizada a partir das descobertas de alterações específicas em cada tipo de câncer, chamados de biomarcadores, permitindo a individualização do tratamento. Por exemplo, pacientes com câncer de pulmão terão tratamentos diferentes dependendo da análise genética do seu tumor.

O congresso apresentou em duas sessões plenárias resultados de trabalhos importantes que definem pontos de nossa prática diária, como o tempo ideal de utilização de Trastuzumabe no tratamento adjuvante do câncer de mama; a opção da prescrição do Crizotinibe em primeira linha no adenocarcinoma de pulmão avançado com ALK positivo e o menor perfil de toxicidade do Pazopanibe no câncer de rim metastático.

Vários trabalhos foram apresentados em sessões menores onde demonstram eficácia de novas drogas em praticamente todos os tipos de tumores. Excelentes revisões do tratamento padrão das principais neoplasias foram apresentadas nas sessões educacionais. Durante toda a manhã do último dia, seguindo uma tendência do congresso americano, apresentou-se um resumo dos principais tópicos em cada tipo de câncer (Highlights).

Este congresso veio demonstrar que devido ao grande desenvolvimento da biologia molecular e descoberta de novas formas de tratamento oncológico além da quimioterapia, a necessidade de termos 2 grandes encontros anuais o europeu e o americano que ocorre no primeiro semestre de cada ano.

A Oncoclinica esteve representada neste congresso pelos doutores Eduardo Bandeira de Mello, Vera Lúcia Teixeira e Susanne Crocamo.

Publicado no Informativo Oncoclínica nº 23
Contato
Copacabana
Rua Siqueira Campos, 93 - 9º andar
Tel.: (21) 2545-9005


Barra da Tijuca
Av. Armando Lombardi, 1000 - 230 a 241
Tel.: (21) 3389-2031


E-mail: oncoclinica@oncoclinica.com.br
Perfil no Twitter   Fanpage no Facebook
Emergência
Em caso de emergência, pacientes de médicos da Oncoclínica devem ligar para:
(21) 9949-3538